sábado, 11 de janeiro de 2014

Omar Valcarcel

Comenta

Omar Valcarcel, o sentimento de uma guitarra espanhola nas ruas de Barcelona


Omar é um guitarrista Colombiano de 28 anos que faz do parque Guell, em Barcelona o seu palco. Começou a tocar na rua há cerca de 8 anos, no metro da mesma cidade onde o encontrámos. Relembra-se do primeiro dia em que tocou, que por entre os nervos um turista parou emocionado a ouvi-lo e lhe ofereceu o CD da sua banda, dizendo que quando fosse a Dublin para o contactar. Nesse momento sentiu que era aquilo que queria fazer, tocar na rua e ter o apoio directo e reconhecimento do público.

Obteve o título de Músico Profissional no Conservatório da Colômbia e no Conservatório do Liceu de Barcelona, num total de 9 anos de estudo e consegue actualmente viver apenas da sua profissão de músico de rua.

Vejam o vídeo e partilhem. Não se esqueçam de votar em http://www.helloeurope.pt/artistas/omar_valcarcel.htm


Nome: Omar Valcarcel
Idade: 28 anos
Nacionalidade: Colombiana

Quando começaste a actuar na rua? Como te lembras da tua primeira experiência?
Omar: Toco na rua há 4 anos e a minha primeira experiência foi no metro de Barcelona. Lembro-me de estar bastante nervoso e da reacção emotiva de um turista que passava. Apresentou-se como música e ofereceu-me um CD da sua banda e disse-me "Quando fores a Dublin, tens aqui o meu contacto" e deu-me os parabéns. Foi óptimo!

Vives apenas como músico de rua ou tens outras trabalhos ou estudos actualmente?
Omar: Actualmente vivo apenas da minha actividade como músico de rua.

Tens formação na área ou és autodidacta?
Omar: Tenho um título superior de Músico Profissional dos Conservatórios da Colômbia e do Conservatório do Liceu de Barcelona, num total de 9 anos de estudos académicos. 

Como achas que as pessoas vêem os artistas de rua em geral?
Omar: Acho que depende se as pessoas se identificam com a minha música ou não. As que sim apoiam-me diariamente e dão-me força para continuar, as que não se identificam passam indiferentes. Mas para mim o mais importante é proporcionar o acesso da minha arte a todas as pessoas de todas as classes sociais. 

Quais são as tuas principais dificuldades como artista de rua?
Omar: O clima, os polícias e chegar a acordo com os restantes artistas para conseguirmos o melhor local para actuar. Neste momento as licenças dos artistas de rua foram retiradas em Barcelona e é um assunto controverso.

Tens alguma ideia ou sugestões em termos de legislação ou organização da cidade que aches que pudesse ajudar a melhorar a qualidade da arte de rua bem como torná-la mais acessível a todos os que queiram mostrar a sua arte?
Omar: Na minha opinião, e pelo que sei que funcionam noutras cidades da Europa tenho duas sugestões:
1. Pagamento de um imposto mensal para se ter acesso a um espaço público
2. Abrir audições para artistas de rua para que haja uma justa selecção sobre quem pode ter acesso às licenças.

0 comentários:

Enviar um comentário